- O disco marca a busca da banda por um som autêntico e um sotaque próprio, resultando em um trabalho coeso, mesmo diante das experimentações sonoras
- Onírica é uma banda do Rio de Janeiro formada por Eric Rosa, Cássio Norlan, João Binho, Roger Roque e Pedro Freire. Misturando as diversas influências musicais que atravessam os moradores da cidade, a banda produz um som que se pretende independente
No dia 14 de fevereiro, a banda carioca Onírica lança seu aguardado álbum de estreia, “Onírica”, pela Marã Música, em todas as plataformas digitais. O disco marca a busca da banda por um som autêntico e um sotaque próprio, resultando em um trabalho coeso, mesmo diante das experimentações sonoras.
“Quando fizemos a banda, queríamos criar algo diferente do que já tínhamos feito. Propositalmente, arriscamos com diferentes tipos de som, e no final fomos surpreendidos pela coesão da coisa”, afirmam os integrantes.
O álbum traz um sentimento de inconformidade tranquila. “Não é pacífica. É tranquila”, definem os integrantes. As canções transitam entre nuances de guitar bands, proto punk, shoegaze e alternativo, em um processo de execução que priorizou uma abordagem distinta do que já haviam experimentado antes. “Queríamos tocar diferente. Bater um acorde diferente, com uma força diferente, com uma velocidade diferente. Não necessariamente para que o resultado fosse outro, mas para que o modo de fazer fosse diferente.”
O processo de composição do álbum remonta a 2017, um período que a banda descreve como um coração de incertezas pré-pandemia. “Havia ali o pressentimento de que alguma coisa esquisita estava por vir. Algumas canções mostram muito isso, histórias que se vêem encurraladas.” As letras foram compostas inicialmente por um dos integrantes, mas, ao serem apresentadas ao restante da banda, todos se identificaram com a atmosfera de inquietação e urgência. “Daí foi só pôr a música nas letras.”
O lançamento de “Onírica” representa, também, um momento de reencontro e redescoberta para a banda. “As músicas foram finalizadas há um bom tempo, mas só agora sentimos que encontramos um caminho para fora do labirinto. E elas ainda estão tão frescas quanto quando foram feitas.”
As expectativas para o lançamento do disco são altas, e a banda espera ampliar sua audiência e se consolidar no circuito de festivais. “Fizemos dois shows de teste, e, mesmo sem que o público conhecesse as músicas, sentimos uma energia de troca muito bacana. Vai ser interessante ver como isso acontece agora, com as músicas disponibilizadas.”
Onírica é uma banda do Rio de Janeiro formada por Eric Rosa, Cássio Norlan, João Binho, Roger Roque e Pedro Freire. Misturando as diversas influências musicais que atravessam os moradores da cidade, a banda produz um som que se pretende independente.
A trajetória da Onírica na música vem da paixão dos integrantes pelo som, sem maiores amarras. “Garotos apaixonados por música, desencanados do resto”, definem. Suas principais referências vão de Television a Damon Albarn, passando pela influência literária de Graciliano Ramos.
“Onírica” estará disponível em todos os aplicativos de música a partir de 14 de fevereiro. Fique ligado!
CONFIRA A TRACKLIST DE “ONÍRICA”
Panapaná
Maldita Hora
Bandas Ao Vivo
Cometas
Artes Marciais
Rosamaria
É Tão Difícil
Sobre Marã Música:
Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.
Links Marã Música: