Home » Coisa Nossa em “Diferentes Semelhanças”, mais um single pelo selo Toca Discos
MUSICA

Coisa Nossa em “Diferentes Semelhanças”, mais um single pelo selo Toca Discos

  • A canção que marca o nascimento da dupla com os expoentes Paula Raia e João Mantuano, é inspirada na visão de Jards Macalé, na poesia de Caetano Veloso e na elegância de Roberto Carlos e nos remete à clássica MPB.
  • A faixa antecede o lançamento do álbum de estreia que sai em dezembro.

Ouça o single em todas as plataformas digitais

Assista ao clipe 

São Paulo, novembro de 2024 – Buscando trazer uma nova abordagem sonora à cena da música brasileira, o duo Coisa Nossa, formado por Raya e Mantuano, estreou seu elo com a faixa “Ouro”, e agora, prepara “Diferentes Semelhanças”. A canção mergulha nas diferenças entre dois indivíduos e onde eles podem chegar enquanto semelhantes. O single antecede o aguardado álbum de estreia, e é o segundo lançamento da dupla pelo selo Toca Discos (4 vezes nomeado ao Latin Grammy) em parceria com a Universal Music  e estará disponível a partir do dia 14 de novembro.

O estuário é um corpo de água costeira parcialmente fechado, onde a água salgada é diluída com água doce. Esse lugar é essencial para o encontro das águas. Podemos dizer que foi mais ou menos assim que aconteceu quando o Felipe Rodarte, produtor, diretor musical e sócio do selo Toca Discos , apresentou seus artistas Paula Raia e João Mantuano para fazerem uma parceria. Acontece, que para além do que esperavam, no primeiro encontro do duo, que se transformou em Coisa Nossa, eles já mostraram que seriam uma potência e um dos grandes destaques da nova MPB. A prova disso, é que desse encontro nasceu de forma natural a faixa “Diferentes Semelhanças”

Como um rio que tem dois lados, o duo Coisa Nossa é composto por Raya, uma artista multifacetada, cantora e compositora com uma carreira marcada por um belo lançamento solo e colaborações com artistas de sua geração como Chico Chico, Julia Mestre e Mariana Volker. Recebeu elogios e consolidou-se como uma das vozes promissoras da nova MPB, encantando também a Ney Matogrosso, ao fazer a direção musical e compor a trilha sonora cantada por ele no espetáculo “Entre o Corpo e a Pele” da Cia de Dança Focus.

Já do outro lado, temos João Mantuano, igualmente talentoso, compositor, cantor e músico, que se destacou com o lançamento do álbum “Chico Chico e João Mantuano” que teve a faixa “A Cidade” indicada a Melhor Canção em Língua Portuguesa no Latin Grammy. Mantuano possui um histórico de apresentações em palcos renomados do Brasil e com sua musicalidade rica,  traz uma mistura de influências que vão do folk à mpb, estabelecendo uma conexão única com o público. Juntos, percorrem um caminho notável e desaguam no mar para nadar em um oceano inteiro de possibilidades.

Semelhantes em terem nascido no Rio de Janeiro (RJ), a canção começa com a narração deles observando a paisagem da janela, referência a faixa “Hotel das Estrelas” escrita por Jards Macalé e cantada por Gal Costa. Acompanhados de violão e a levada do pandeiro – pelo Marcos Suzano -, a voz doce e aguda de Raya se entrelaça com o charme e a suavidade de Mantuano para cantar no ritmo da maresia da cidade maravilhosa, o som remete aos clássicos da MPB. Não à toa, suas inspirações foram Caetano Veloso e Roberto Carlos.  

Diferentes em como são vistos socialmente, deixaram a conexão e arte falarem mais alto quando escreveram a poesia ambígua de “Diferentes Semelhanças”, que pode ser traduzida como uma realidade múltipla de situações desiguais, distinções da própria arte, sentimentos e emoções, relacionamentos amorosos ou não e que o fim, é ao se encaixar como um quebra-cabeça, vira uma peça só. 

Com as nossas sensações e percepções, diferentes semelhanças, simetrias desiguais, somos todos iguais e muito parecidos, mas também muito diferentes, e esse detalhe, essa diferença, na verdade não é muito diferente, mas essa diferença é gritada. E faz com que a gente seja diferente um do outro, e seja essa a beleza do mundo. Às vezes na convivência a gente deixa de olhar para o que a felicidade oferece e acaba passando por cima para poder alcançar um futuro que na verdade já é presente.” completa Mantuano.

De forma bem artística, o visualizer da canção mostra esses significados com os corpos e o espaço para apresentar a relação do duo. Raya e João, estarão nos mesmos lugares sozinhos, olhando para as coisas e se relacionando, até se encaixarem ao se encontrar dando o sentido da fluidez que essa grande parceria causou. 

“Diferentes Semelhanças” é o segundo single e o que antecede o álbum de estreia do duo. Com lançamento programado para dezembro deste ano, o trabalho trará onze faixas escritas pela dupla, que estão com as expectativas altas e garantem inovação com a rica fusão de influências e experiências dos dois artistas. O primeiro single “Ouro” também merece um play e é uma celebração da simplicidade perdida e da busca pela profundidade na arte. Todas as canções foram produzidas por Constança Scofield, Felipe Rodarte e Alvaro Alencar. 

Ouça o single em todas as plataformas digitais

Assista ao clipe 

Sobre Coisa Nossa

Raya e Mantuano, dois talentos da nova MPB, encontraram-se pela primeira vez em 2022, apresentados por Felipe Rodarte, no mítico Estúdio Toca do Bandido e, de lá pra cá, compuseram diversas canções; as 11 primeiras integram o álbum em produção, intitulado “Coisa Nossa”, que terá lançamento pelo Selo Toca Discos.

“Coisa Nossa” são duas vozes e dois violões. “Mexemos e misturamos o caldeirão das nossas referências e experiências e saiu um negócio bem nosso”, conta Raya ao lado de Mantuano, com supervisão dos produtores Felipe Rodarte e Constança Scofield, ao longo dos muitos encontros na Toca do Bandido.

Tem folk, samba, bossa, afoxé, rock. A dupla sabe brincar de abrir caixas de gêneros musicais consagrados e fazer uma delicada e interessante fusão. Dirigir o abundante fluxo criativo dos dois em direção a algo muito novo e fresco.

“Coisa Nossa” é, além de tudo, um projeto carioca. Passeia pela cidade, com notas de Leme, Santa Tereza e Itanhangá, onde fica a Toca do Bandido e seus parceiros. Sua produção conta também com a participação do premiado engenheiro e produtor Álvaro Alencar.

A sonoridade de Raya e Mantuano pode ser definida como um lugar de calma e delicadeza em que muitas coisas acontecem. A dupla é a condutora deste trem brasileiro que parte para o interior, sempre olhando para o futuro, conectado com ‘coisas nossas’. É um trabalho sem um olhar ufanista sobre música brasileira, mas sim com ternura.

Links Coisa Nossa:

Instagram

YouTube

Spotify 

Links Toca do Bandido | Toca Discos:

Site Oficial

Instagram

YouTube