Ouça agora o single “Casa do Sol Raiar”
São Paulo, 05 de abril de 2024 – A Marã Música tem o prazer de anunciar o lançamento da faixa “Casa do Sol Raiar”, uma interpretação única e emocionante de “The House of the Rising Sun”, na voz do cantor e compositor Fabio Luma. A faixa já está disponível em todas as plataformas digitais.
Além de ser uma adaptação de um clássico da canção mundial, “Casa do Sol Raiar” é uma jornada emocional, onde Fabio Luma mergulha nas profundezas da música folk e blues, trazendo uma nova perspectiva para a obra original enquanto mantém sua essência. Inspirado por suas experiências pessoais e pelas paisagens do Mato Grosso do Sul, Fabio encontrou uma conexão profunda com a letra original de “The House of the Rising Sun”. Ele comenta: “A letra da faixa original é o lamento de um condenado à prisão, em Nova Orleans. Ele admite os erros e excessos que cometeu, mas relata um passado difícil de pobreza e problemas familiares. Eu senti nessa letra um paralelo muito forte com histórias que me comoveram quando vivi no Mato Grosso do Sul, na região da fronteira com a Bolívia e o Paraguai. Essa conexão me inspirou a escrever ‘Casa do Sol Raiar’, que narra a confissão de uma jovem arrependida por aceitar uma proposta suspeita, num momento de fragilidade.”
Desde a sua primeira gravação por Clarence “Tom” Ashley e Gwen Foster em 1930, “The House of the Rising Sun” foi reinterpretada por diversos artistas, incluindo Bob Dylan, Joan Baez, Nina Simone e The Animals, mas esta é a segunda adaptação que recebe para a língua portuguesa.
Ao descrever sua inspiração para a faixa, Fabio compartilha: “Sempre achei essa canção fascinante, porque abriga um contraste raro e precioso, entre a melancolia de um blues autêntico e um arranjo instrumental furioso e incendiário.”
Explorando temas de arrependimento, fragilidade e redenção, “Casa do Sol Raiar” transporta o ouvinte para um universo de emoções profundas e reflexões intensas. A voz cativante de Fabio Luma é complementada pelo arranjo de Gustavo Arthury, que eleva a experiência auditiva a novos patamares.
A faixa enriquece seu panorama sonoro com elementos brasileiros, incluindo o característico som da viola caipira, numa reverência ao Mato Grosso do Sul. Ao mesmo tempo, preserva a essência do folk e do blues que conferiram à música original sua imensa potência emocional. Além da viola caipira, Fabio Luma enaltece em sua letra as paisagens e vivências de Corumbá, o fascínio do Pantanal e a fluidez do Rio Paraguai, adicionando camadas de profundidade e autenticidade à narrativa musical.
Com sua sinceridade e poesia, Fabio Luma continua a se destacar como um dos talentos mais promissores da cena musical brasileira.
CONFIRA A LETRA DE “CASA DO SOL RAIAR”
Escrita por Fabio Luma
Naquela casa antiga
Vi muito sol raiar
Arruinei minha vida
Doutor, vou lhe contar
O pai sumiu faz tempo
Meu filho adoeceu
Só trata em São Paulo
Um trampo só não deu
Vendi tudo que eu tinha
Morri de trabalhar
E aquela casa antiga
Virou meu outro lar
Ei jovem, tome um trago
E pediu pra eu me sentar
Precisa de um dinheiro bom
Vai hoje a Corumbá
Achei bonito o Pantanal
Muita ave, ipê lilás
Cruzei logo pra Bolívia
Olhando o Rio Paraguai
Ali me entregaram
Uma bolsa popular
Leva isso pra São Paulo
É lá que vão te pagar
À noite o ônibus parou
Subiu um policial
Mandou abrir a mala
Tenho um filho pra cuidar
Naquela casa antiga
Vi muito sol raiar
Arruinei minha vida
Doutor, vou lhe contar
Sobre Fabio Luma:
Fabio nasceu em Curitiba, em 1988. O violão Gianinni de sua mãe o encantava desde pequeno, mas só aos 14 anos que começou a estudar o instrumento. A timidez para cantar foi lentamente contornada na adolescência. Nessa época, apaixonou-se definitivamente pelo rock e o blues, e passou a buscar reproduzir as sonoridades icônicas que ouvia nos álbuns dos ídolos.
A primeira banda se formou com amigos de infância. Tocavam episodicamente em eventos do colégio e encontros de amigos, sem nunca terem decidido um nome para o conjunto, que se dispersou durante a vida universitária. Anos depois, juntou-se à Indigo Blues, mas quando estavam prestes a se apresentar com frequência, Fabio precisou sair de Curitiba, e, na última década, viveu em várias cidades, nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. As mudanças frequentes dificultaram a formação de uma nova banda. A relação com a música tornou-se introspectiva, dividida principalmente com a família e amigos próximos. Na pandemia, o confinamento intensificou diversas reflexões emocionais e afetivas, que o conduziram a resgatar poemas e composições musicais que vinha esboçando em diferentes momentos da vida.
Entregue ao processo criativo, inspirado por influências musicais e literárias, Fabio compôs as canções que fizeram nascer o projeto “Lapso lúcido”. O nome do projeto é, em si, ambíguo: vivemos em lucidez, e ela nos abandona às vezes? Ou os momentos lúcidos que são raros, numa vida de ansiedade? Em 2023, em parceria com o produtor musical Gustavo Arthury, passou a publicar algumas dessas músicas.
O objetivo de tudo é a conexão através da arte. Dar forma musical às emoções é uma busca por melhor compreender a si mesmo. Fabio sente grande realização ao ver outras pessoas atribuírem seus próprios sentidos a algo que nasceu tão intimamente.
Sobre Marã Música:
Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.
Links Fabio Luma:
Links Marã Música: